AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DEBATEM PLANO DE TRABALHO DO IBRAMATE PARA 2018

Eventos em todos os polos ervateiros do Estado do Rio Grande do Sul discutem as ações do Instituto para o ano.

O Instituto Brasileira da Erva-Mate (Ibramate) promove, como é de costume em todos os anos, audiências públicas para debater seu Plano de Trabalho para o ano vigente. As reuniões acontecem em todos os polos ervateiros regionais do Estado do Rio Grande do Sul, uma vez que envolve a distribuição de recursos do Fundomate, contribuição esta da ordem estadual.
No dia 26 de janeiro aconteceu no pavilhão da comunidade da Linha Biriva, Novo Barreiro/RS, a primeira Audiência Pública, seguindo normativa de planejamento participativo, oportunidade em que foram coletadas demandas e propostas, que, sistematizadas, serão incorporadas ao Plano de Trabalho 2018 do Ibramate. Entre as propostas e reivindicações estão: 1) resgate visando preservação da erva-mate da Grande Palmeira das Missões; 2) treinamento para ampliar habilidades em comércio e vendas; 3) doação a Novo Barreiro de monumento Chaleira e Cuia para exposição em local estratégico; 4) investir mais em pesquisa, delegando às agroindústrias o trabalho educativo das mateadas nas escolas, seguindo cronograma de comum acordo de divulgação.
O cronograma prevê as seguintes audiências nos respectivos municípios:
– dia 08 de fevereiro de 2018, em Venâncio Aires;
– dia 09 de fevereiro de 2018, em Ilópolis;
– dia 12 de fevereiro de 2018, em Erechim;
– dia 19 de fevereiro de 2018, audiência com as ervateiras contribuintes ao FUNDOMATE, em local a ser definido;
– No município de Machadinho, em data a ser definida.
As propostas e reivindicações coletadas nas audiências públicas serão levadas à apreciação e aprovação pelo Conselho Deliberativo do Instituto, previsto para acontecer em meados do mês de fevereiro.