FESTA DA COLHEITA E FÓRUM ESTADUAL DA ERVA-MATE 2024

No dia 8 de agosto, Palmeira das Missões será palco de dois importantes eventos relacionados à erva-mate: a Festa da Colheita da Erva-Mate – Safra 2024, que será realizada a partir das 14 horas, na propriedade da família Friderich da Cruz, e o Fórum Estadual da Erva-Mate, que ocorrerá pela manhã, no Centro cultural Mozart Pereira Soares. A recepção para o almoço, por sua vez, acontecerá no Parque Tealmo José Schardong.

Originalmente programados para maio e adiados devido à tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, os dois eventos seguem enriquecendo as comemorações dos 150 anos de emancipação política do município.

Desde sua inclusão no calendário oficial do Estado em 2019, a Festa da Colheita tem sido um marco. O Rio Grande do Sul produz aproximadamente 280 mil toneladas de folha de erva-mate anualmente, distribuídas por 32 mil hectares, com a participação de 250 indústrias e cerca de 15 mil propriedades dedicadas à cultura, conforme dados do SindimateRS.

150 anos de Palmeira das Missões

Segundo o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Luis Massing, o município conta com 1.500 hectares plantados e uma produção média de 750 toneladas de folha verde por hectare, e também com uma agroindústria e 11 indústrias, envolvendo 37 produtores locais.

O prefeito enfatizou a relevância da Festa da Colheita ser realizada nos festejos de emancipação: “É de extrema importância esse evento ser realizado aqui, porque nós nos denominamos “A Terra da Erva-Mate”, então, trazer a abertura da colheita oficial deste símbolo para a nossa cidade, dentro das comemorações de sua emancipação, é uma grande conquista”.

Para Massing, celebrar a colheita da erva-mate em Palmeira das Missões durante os 150º anos do município, “é uma forma de reconhecer o papel fundamental da agricultura familiar na valorização desta tradição cultural”.

“Palmeiras tem uma história profunda com a erva-mate, que atravessa gerações. Nossos pais e avós foram mercadeiros, donos dos famosos ervais do Potreiro Bonito. É uma área histórica que ainda carrega esse nome”, enfatiza Maurício Stochero, extensionista rural da Emater/RS-Ascar  de Palmeira das Missões, uma das organizadoras do evento.

Festa da Colheita da Erva-Mate

No dia 25 de julho, a comitiva oficial do evento, – composta por Alberto Tomelero, Presidente do Ibramate e Ismael Rosset, coordenador administrativo; Maurício Stochero, extensionista da Emater/RS-Ascar de Palmeira das Missões e representantes do Poder Público de Palmeira das Missões – esteve no Palácio Piratini, em Porto Alegre, em agenda especial com o Governador Eduardo Leite. Na ocasião foi feita a entrega do convite para a Festa da Colheita da Erva-Mate Safra 2024.

Reconhecida como uma das maiores celebrações do setor, a festa acontecerá na propriedade da família Friderich da Cruz, na linha Passo Raso e celebra a importância cultural e econômica da erva-mate na região. “É lá que cultivamos o que muitos consideram ser a melhor erva-mate do Brasil, com uma tradição e expertise transmitidas ao longo dos anos”, pontua Maurício.

O produtor anfitrião, Paulo Sérgio Friderich reforça o convite: “Convidamos todos os produtores, amantes da erva-mate e a comunidade em geral para participar desse grande evento. Será uma celebração da nossa história e do nosso trabalho. Agradecemos a todos que estão colaborando e esperamos uma grande festa”.

Alberto Tomelero, presidente do Ibramate, enfatiza a importância histórica e cultural da erva-mate para a região e para o país: “Historicamente, Palmeira das Missões tem as melhores erveiras do Brasil. A erva-mate é uma atividade muito importante e continua sendo até hoje, com o Brasil sendo responsável por cerca de 50% da produção mundial de erva-mate, seguido pela Argentina com 40% e o Paraguai com 10%. Sendo que nossa produção é exportada para mais de 40 países, tendo o Uruguai como o maior consumidor per capita.”

Com uma projeção de safra de 120 milhões de quilos de erva-mate em 2024, Tomelero reforça que no Rio Grande do Sul “a cultura do chimarrão é uma parte vital do patrimônio cultural imaterial do povo gaúcho,  mas que antes disso a erva-mate é uma herança dos povos originários, que já utilizavam a bebida há centenas de anos. Por isso a importância de celebrar Palmeiras das Missões como Berço da Erva-Mate“.

Entrega do convite para a Festa da Colheita da Erva-Mate Safra 2024 para o Governador Eduardo Leite. Foto: Maurício Tonetto – Assessor Especial · Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Fórum Estadual da Erva-Mate 

O Fórum Estadual da Erva-Mate reunirá produtores, técnicos e especialistas para discutir o presente e o futuro da produção de erva-mate no estado e no Brasil. Ancestralidade ervateira, comportamento do mercado, Ilexturismo e um novo olhar sobre a planta símbolo do RS são alguns dos temas a serem tratados no evento, que tem participação gratuita.

A realização do evento conta com o apoio da Administração Municipal de Palmeira das Missões, o Instituto Brasileiro da Erva-Mate (IBRAMATE), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Indústria e Comércio de Erva-Mate (Indumate), a Associação Celeiro e Missões de Amigos da Erva-Mate (ACEMA), a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Rio Grande do Sul (Apromate), a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Planalto Médio (Aspemate), a Associação dos Pequenos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva), a Associação dos Amigos da Erva-Mate (AA Erva-Mate), o Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-Mate, o Sindimate, a EMATER/RS-Ascar, e o Fundomate.

Confira a programação: